data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Victoria Debortoli (Diário)
ATUALIZADA: matéria atualizada ás 11h17min em 17 de julho de 2021
A manhã de sábado foi de vacinação para centenas de moradores de Santa Maria, na primeira ação para pessoas com idade a partir de 37 anos. Foram 4.509 doses aplicadas em cinco locais disponíveis: Clube Dores, UBS Kennedy e Associação Comunitária da Tancredo Neves para pedestres e na loja Havan e campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em filas de carros, o modelo drive-thru. Por volta das 11h, todas as fichas já haviam sido distribuídas.
Buscas pelos bombeiros desaparecidos após incêndio continuam neste sábado
No estacionamento da Havan, a movimentação foi grande desde a madrugada. No começo da manhã, a fila era longa e passava pela Duque de Caxias e continuava em direção da Avenida Medianeira. Antes das 7h, 700 fichas já tinham sido entregues a quem estava na fila. O administrador Rafael Della Mea, 38 anos, chegou por volta das 5h e pegou a senha número 636. A espera valeu a pena, e da família com quem mora - esposa, 36 anos, e dois filhos de 6 e 4 anos, ele é o primeiro a ser vacinado contra a Covid-19:
- Hoje estou muito feliz por estar aqui, estava esperando esse momento. Aos poucos vamos ter uma nova normalidade, volta a economia, mais segurança para o povo, aos pouquinhos vamos adquirindo a confiança novamente - comenta Della Mea.
No Clube Dores, a procura pela vacina também era grande, e as primeiras pessoas chegaram por volta das 4h. Antes das 9h, as fichas já estavam esgotadas. O microempresário Leandro Lanes, 37 anos, chegou até o local às 5h. Antes, ele havia ido até o drive-thru da Havan, mas por conta da longa fila resolveu mudar de lugar:
- É uma felicidade tomar a vacina hoje, estava muito ansioso. Com a vacina, a gente fica mais tranquilo - afirma Lanes.
Na UBS Kennedy, na Região Norte, na Associação Comunitária Tancredo Neves, na Região Oeste, e na UFSM, na Região Sul, a procura pelo imunizante também foi alta. De acordo com informações da prefeitura, às 11h todas as fichas já tinham sido distribuídas. Veja a prévia de doses aplicadas até as 11h deste sábado:
Clube Dores
- Doses disponíveis: 1.200
- Fichas distribuídas: 1.200
- Doses aplicadas: 848
Assoc. Comunitária Tancredo Neves
- Doses disponíveis: 610
- Fichas distribuídas: 610
- Doses aplicadas: 606
UBS Kennedy
- Doses disponíveis: 600
- Fichas distribuídas: 600
- Doses aplicadas: 597
Loja Havan
- Doses disponíveis: 1.200
- Fichas distribuídas: 1.200
- Doses aplicadas: 802
UFSM
- Doses disponíveis: 820
- Fichas distribuídas: 820
- Doses aplicadas: 551
2ª DOSE ANTECIPADA
Na manhã deste sábado, a prefeitura divulgou a antecipação da segunda dose para dois grupos: na quinta, 22 de julho, das 8h ao meio-dia, será aplicada a segunda dose em idosos a partir de 61 anos que receberam a primeira dose em 27 de abril. Já no sábado, a segunda dose será aplicada nos idosos a partir de 60 anos que receberam a primeira dose em 1º de maio. Para isso, é preciso procurar o mesmo local onde foi feita a vacinação da primeira dose e portar carteirinha de vacinação e documento com foto e CPF.
Ainda neste sábado, o município deve informar o calendário de vacinação da próxima semana, que vai abranger novos grupos de pessoas.